gostosinhas

cozinha light e feliz

Brigadeiro light

Dá para fazer brigadeiro sem chocolate e sem leite condensado? Dá, sim senhora! Se a tpm bateu com força à sua porta ou se você simplesmente acordou com aquele desejo incontrolável de se jogar no chocolate, nós temos a solução.

Para curtir esse prazer (quase) sem culpa, você vai precisar de:

1 colher de sopa de cacau em pó
½ colher de sopa de margarina light
4 colheres de chá de açúcar mascavo (dá para substituir por uma colher de adoçante em pó para forno e fogão, mas eu acho essa opção mais saudável)
1 xícara de chá de leite desnatado
½ xícara de chá de água fervida


Como no brigadeiro tradicional, o modo de preparo é bem simples. A diferença é que, antes de levar ao fogo, é preciso bater todos os ingredientes no liquidificador. A partir daí, são 15-20 minutos de amor e carinho na panela mexendo sem parar para não deixar o açúcar grudar. Depois de esfriar, você pode enrolar com chocolate granulado sem açúcar, fácil de encontrar por aí.

Além de saciar a vontade de comer doces, essa receita é uma boa maneira de aproveitar as propriedades do cacau, que é delicioso, ajuda a emagrecer e tem mil e uma utilidades.

Brigadeiro light
Rendimento: seis brigadeiros ou uma taça de sobremesa
Calorias: 31, 5 por brigadeiro

28 comentários em “Brigadeiro light

  1. CAMILA
    7 de novembro de 2013

    olha e pra quem não sabe, açúcar branco como a droga viciante que é não é saciável pelo mascavo que é natural. Tem que mudar a mentalidade isso sim. Açúcar refinado mata você mas nunca vai saciar a vontade!

  2. CAMILA
    7 de novembro de 2013

    eu fiz e usei na cobertura de bolo de cenoura de farinha intergral e açúcar mascavo também!!! Ficou com um gosto muito especial, forte pra quem gosta de um chocolate meio amargo, o cacau faz isso!!!!ADOREI!
    queria saber se posso substituir o leite por alguma fonte vegetal…

  3. Isabella
    16 de agosto de 2013

    O meu deu super certo! só troquei o cacau por gelatina zero açúcar =)

  4. sievangelista
    8 de agosto de 2013

    Vou testar essa versão, Roberta. Parece ótima! Beijo e obrigada :)

  5. Pingback: Brigadeiro de chuchu | gostosinhas

  6. beatriz nutricionista
    6 de agosto de 2013

    super ruim horrivel imperfeito nao fassa meninas eu sou nutricionista nao e saudavel e nao mata a vontade e nao fica no ponto
    Dica:acessem tudo gostoso.com lá tem receitas zero kcal

  7. Bruna Santana
    6 de agosto de 2013

    Fiz com leite desnatado normal e ficou MARAVILHOSO! deixei mais molinho pra comer de colher pq eu prefiro… mas o sabor.. ficou divino! Obrigada!! :D

  8. Roberta de Vita
    1 de agosto de 2013

    Meninas achei o brigadeiro muito forte. Refiz da seguinte maneira:
    2 colheres de sopa de leite em pó
    1 colher de sopa de chocolate em pó
    Um pouco de água e adoçante ou açuca light a gosto
    Ficou maraaaaaaaaaa

  9. Dani Heimberg Aires
    2 de julho de 2013

    Aos que não conseguiram: vocês fizeram com leite em pó?!? Porque leite líquido + água, não tinha como ficar em ponto de brigadeiro, gente….

  10. Juliana B.
    21 de maio de 2013

    Estou um pouco atrasada hahahaha, mas o brigadeiro é feito em fogo alto ou baixo?

  11. Carolina
    8 de maio de 2013

    Gente, o meu não deu certo! Só mexi uns 4 minutos porque já pegou o ponto de brigadeiro (desgrudou do fundo da panela) ! Deveria ter persistido e continuado mexendo por mais uns 15 min??? Tive a impressão que iria queimar!!!

  12. sievangelista
    14 de fevereiro de 2013

    Que pena, Marcela! O leite que eu usei foi em pó sim. Como eu expliquei na receita, tem que mexer durante um bom tempo em fogo médio até endurecer. Se você testar novamente e der certo, conta para a gente? Beijo

  13. Marcela
    14 de fevereiro de 2013

    Não deu certo , não endureceu . eu mexi uns 30 min e nada . O leite é em pó ?

  14. Letícia Cézar
    16 de dezembro de 2012

    Gente, o meu deu certinho!! :)
    Matou suuper a vontade de comer doce

  15. Talita
    18 de outubro de 2012

    O leite é em pó?

  16. Pingback: Dica Gastronômica Light | Carneiro's Closet

  17. escuteseucorpo
    22 de agosto de 2012

    Reblogged this on Escute seu corpoe comentado:
    Gente, esse blog é maravilhoso! Tem receitas ótimas para nos inspirar :)

  18. mariana
    26 de julho de 2012

    olha flor, eu mexi meia hora viu…auehauehaue e nada de endurecer…agora o que eu fiz com gelatina ficou MARAVILHOSO ;)

  19. sievangelista
    26 de julho de 2012

    Oi, Nathalia. Um brigadeiro tem, em média, 15 gramas. Assim, a receita total tem cerca de 90 gramas. Beijo!

  20. Nathalia Ruiz
    26 de julho de 2012

    Olá, vc sabe dizer qual a quantidade em gramas da receita total???

  21. sievangelista
    26 de julho de 2012

    Grande dica, Mariana! Como eu expliquei, para o brigadeiro ficar durinho com essa receita, tem que mexer bastante. Se a gelatina poupa esse esforço, melhor ainda! :)

  22. sievangelista
    26 de julho de 2012

    Então, Leila. Fique atenta ao açúcar, pois você terá que diminuir a quantidade porque o achocolatado já é adoçado. Eu nunca tentei fazer assim, mas acho que pode dar muito certo! Faz e depois conta para a gente?

  23. mariana
    26 de julho de 2012

    Olha, eu fiz essa e não ficou duro não! Mas esses dias achei uma outra receita de brigadeiro rosa que ia gelatina e pensei….
    ….dissolve meio pacote de gelatina incolor em 1/4 de xícara de água fervendo e joga pra dentro dessa gororoba ai!! fica durinho!

  24. leila
    25 de julho de 2012

    Posso usar achocolatado light no lugar do cacau?

  25. Rafinha
    6 de junho de 2012

    Meninas acabei de fazer essa receitinha!
    Olha aqui no meu fogão demorou pra dar ponto viu!!!
    Nossaaa…quase desisti!
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas mata muitooo o desejo por brigadeiro! Só comi a raspinha da panela hoje…coloquei ele na geladeira e amanhã eu provo certinho!
    Outra coisa…como eu não tenho o açucar mascavo eu usei o açucar magro (ou light) e ai a quantidade tem que ser menor né?? Porque 4 ia ficar mtoooo doce…então reduzi na metade!
    bjos

  26. sievangelista
    28 de maio de 2012

    Que pena, Letícia. Eu fiz outra vez a receita e coloquei na geladeira por algumas horas antes de comer, fez toda a diferença. Além disso, tem que mexer bastante mesmo, pois a receita leva um tempinho até ficar no ponto. Espero que dê tudo certo da próxima vez! :)

  27. Letícia
    28 de maio de 2012

    Como que você fez pra ficar assim durinho, o meu não ficou assim .-.

  28. makesterapia
    22 de maio de 2012

    Será q vai matar minha fome de doces? Vou provar!

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 9 de abril de 2012 por em até 50cal, Sobremesas e marcado , , , , , .
