gostosinhas

cozinha light e feliz

Bolo de limão siciliano

Eu adoro receitas à prova de erro. Aquele passo a passo com medidas certinhas que qualquer ser com polegares opositores conseguiria realizar com sucesso. Nada mais frustrante do que pedir a receita favorita da mãe e ouvir “um pouco de farinha, aí vai colocando leite até dar um ponto mole, mais dois ou três ovos…“. Aí não dá, né, mãe? Um ou dois ovos? Uma xícara ou um quilo de farinha? Quão mole deve ser o ponto? Sei que isso é coisa de amador. Mas enquanto eu não tenho meus 50 anos de experiência na cozinha, vou seguindo minhas receitas de modo métrico e sem romance.

Se você também é do tipo frio e calculista na cozinha, vai adorar esse bolo. As medidas são todas feitas no próprio copo de iogurte que vamos usar. Perfeito!

Ingredientes
1 copo de iogurte natural desnatado
1 copo (o mesmo do iogurte) de óleo
2 copos (o mesmo do iogurte) de farinha de trigo
1 copo (já sabe, né? o mesmo do iogurte) de açúcar
2 limões sicilianos (suco e raspas)
2 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
papel manteiga

Bata os ingredientes molhados no liquidificador e misture os secos numa tigela. Depois, misture tudo na mão, até ficar uma massa lisa. Pré aqueça o forno a 180º e forre uma forma com papel manteiga. Você também pode untar e enfarinhar como o de costume, mas vou te dizer: usar papel manteiga é muito mais legal. Primeiro simplesmente pelo fato de ser mais legal, mas também porque fica muito mais fácil de desenformar (só puxar pelas bordas do papel e o bolo sai lindinho), não suja a forma, deixa o bolo mais bonito (sem farinha grudada em volta) e, por último, porque dá menos trabalho. Aquela bateção de farinha na pia não me agrada.

Olha como fica

 

O bolo fica no forno até que esteja douradinho e seja aprovado no teste do palito (sabe, né? tem que enfiar o palito de dente e ele sair sequinho). O tempo costuma ser de 30 a 40 minutos, mas o meu forno anda meio esquisito e em 20 minutos ele tava pronto. Então, não custa ficar atento. Depois de pronto, deixe o bolo esfriar em cima da grade do fogão e depois desenforme. Fica lindo e com café com leite, então, daora!


Bolo de limão siciliano
140 calorias por fatia

14 comentários em “Bolo de limão siciliano

  1. Gisele
    3 de setembro de 2013

    Fiz agora e só usei 1/4 do copo de óleo, mas acrescentei um copinho daquele pequeno de iogurte grego Light. Ficou fofinha e molhadinha!. Usei metade de farinha integral e meio q ficou com gosto de pão, com a branca com certeza fica melhor, mas ainda ficou bom com a modificação.
    Usei adoçante culinário também.
    E me enrolei com o papel manteiga… Ficou todo agarrado kkk

  2. Lets
    4 de agosto de 2013

    Acabei de fazer este bolo, ficou uma delícia! Usei raspas de 1 limão tahiti. Ficou fofinho, mas um pouco gorduroso pela quantidade de óleo, da próxima vez tentarei com a metade.

  3. Pingback: Bolo de cenoura e aveia | gostosinhas

  4. Thiago Felipe
    5 de maio de 2013

    Valeu vou tentar!

  5. Dani Kopsch
    10 de abril de 2013

    Oi, Thiago. Que bom saber que você anda curtindo nossas receitas! Bem vindo! Olha, também acho muito óleo, mas não sei dizer qual seria o mínimo necessário para a receita funcionar. Que tal experimentar com metade?

  6. Thiago Felipe
    7 de abril de 2013

    oi eu sou um cara que tbm conta as calorias(não são so as mulheres)estou adorando o site o ruim é que sou adolescente e minha mae nao gosta muito de receitas light mas eu tento,eu queria saber se é um copo do iogurte msm de oleo pois achei muito?!

  7. Suzi
    28 de agosto de 2012

    Oiiiiii, sou nova no bolg…

    Gostaria de saber se posso substituir a farinha branca pela integral e o açucar pelo light ou adoçante forno e fogão…

  8. julyanelima
    27 de agosto de 2012

    Tem muita diferença se eu nao usar o limão siciliano na receita?? Queria fazer hoje mas só tenho o limão normal msm rs

  9. Vanessa
    27 de julho de 2012

    Amei essa bolo, já fiz aqui em casa duas vezes e todo mundo amou! A única coisa que eu adaptei foi substituir a farinha branca, pela integral e a de centeio! Muio boa mesmo!!

    beijos

  10. Dani Kopsch
    26 de maio de 2012

    Aí que triste, Janaina! Mas não desiste! Um milhão de coisas podem dar errado com um bolo. Eu ainda fico tensa sempre que mando algum para o forno. Uma vez encontrei essas dicas que ajudaram um pouco http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/segredos-fazer-bolo-nota-10-643281.shtml

  11. Janaina
    26 de maio de 2012

    Poxa… Acho que deu alguma coisa errada… O gosto ficou ótimo, mas a massa não ficou fofinha, massa de bolo, ficou meio massudinha, tipo pudim…

  12. danielakopsch
    28 de abril de 2012

    Oi Dani.
    Soube que tem um papel manteiga muito bom a venda no Zona Sul, mas eu sempre compro na papelaria mesmo. Eles vendem uma folha de 1m que rende bastante :)

    Beijos

  13. Dani Guedes
    28 de abril de 2012

    Dani, adoro receitas com limão siciliano!!! Vou tentar fazer, agora uma dúvida q eu sp tive é onde comprar papel manteiga. papelaria mesmo? bj

  14. danielakopsch
    28 de abril de 2012

    drjrjejjekmnljjkk (eu gostei muito desse bolo. ass Lina)

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 28 de abril de 2012 por em até 200cal, Bolos e marcado , , , , , .
