gostosinhas

cozinha light e feliz

Pipoca doce de limão sem óleo

Eu não sei quanto a você, mas a minha vida nunca mais foi a mesma depois da notícia de que a boa e velha pipoca tem mais fibras e antioxidantes do que frutas e legumes. Com todo respeito aos itens que a gente compra na feira, até desconfiei: parece bom demais para ser verdade!

E é mesmo, desde que você passe longe dos pacotinhos específicos para micro-ondas, cheios de gordura e aditivos químicos que provavelmente não fazem nada bem à saúde. Quer saber? Além de saudável, o milho tradicional é imbatível! E o melhor: ao contrário do que o cheirinho do cinema nos faz supor desde sempre, não é necessário óleo ou manteiga para fazer uma pipoca deliciosa.

Ingredientes:

Pipoca doce de limão

½ xícara de milho para pipoca
¼ copo de água
Quatro colheres de chá de açúcar mascavo
Um limão

Pipoca salgada (a de limão é a estrela da receita, mas clássico é clássico)

½ xícara de milho para pipoca
¼ copo de água
Sal a gosto

Como eu sou das antigas, fiz a receita na pipoqueira. Se você não se encanta pela magia da pipoca de panela, dá para fazer no micro-ondas tranquilamente. Na panela, basta misturar o açúcar, o suco do limão, a água e o milho e mexer em fogo baixo. Se você preferir salgada, basta trocar o açúcar e o limão pela quantidade de sal que desejar, sem exageros – eu utilizei uma colher de chá. Para os dois sabores, o segredo é o mesmo: mexer sem parar um só instante, pois o milho gruda mais fácil por causa da ausência de gordura. A pipoca fica pronta em cerca de 15 minutos.

No micro-ondas o caminho é mais fácil, porém menos charmoso: escolha um refratário próprio para micro-ondas, coloque os ingredientes, mexa e cubra o recipiente com papel filme. Aqueça por dez minutos em potência máxima e se jogue na pipoca com guaraná (light, lógico).

Dica: para fazer a pipoca doce tradicional, basta trocar o limão por uma colher de sopa de cacau. Mas já vou avisando: o limão dá um toque delicioso à pipoca nossa de cada dia, vale a experiência!

Pipoca doce de limão sem óleo
Rende: três porções
200 calorias por porção (a versão industrializada tem pelo menos o dobro)

Pipoca salgada
150 calorias por porção

Anúncios

13 comentários em “Pipoca doce de limão sem óleo

  1. sievangelista
    8 de agosto de 2013

    Que pena, Nicoly! Como muita gente teve dificuldade, estamos buscando outras alternativas para fazer pipoca light, em breve vamos publicar novas receitas no blog. Obrigada pela dica, já fiz com azeite e fica uma delícia mesmo :)

  2. Helissa
    4 de agosto de 2013

    essa receita mudou a minha vida!!!!!

  3. Nicoly
    29 de julho de 2013

    Adorei o blog de vcs, já fiz algumas receitas e sempre passo aqui. Mas não consegui fazer essa receita, nem a doce, nem salgada. rs Mas uma boa alternativa pra pipoca salgada é usar azeite ao invés do óleo, fica uma delícia.

  4. Juliana
    28 de fevereiro de 2013

    bom tentei a unica coisa que aconteceu foi queimar a panela e a pipoca nem siquer estourou, so tentava estorar mais não funcionou, ja tentei no fogo baixo e alto e nada. alguma dica, pois ta difícil de fazer a mesma estourar

  5. Aline
    4 de fevereiro de 2013

    Você salvou meu dia com essa receita!

  6. Priscilla Barreto
    5 de janeiro de 2013

    se ficar feito borracha não faço mais, afinal, se é pra enfiar o pé na jaca, que seja de uma vez, com gosto hahahahaha

  7. Blankha Falkenbach (@blankhabach)
    1 de setembro de 2012

    Ela fica bem crocante? Porque eu tenho uma pipoqueira (não a panela, e sim a máquina) da fun kitchen, que não precisa de óleo/manteiga, mas ela parece uma borracha. :( No fim das contas, como essa por conta do regime, mas morro de vontade da crocantezinha. :( hahaha

  8. jaque
    30 de julho de 2012

    nunca imaginei q ia dar certo! mas deu! fiz a salgada pq açúcar não rola na dieta! e ficou incrível

  9. sievangelista
    26 de julho de 2012

    Gabriela, eu recomendaria que você utilizasse o açúcar light, pois o refinado comum engorda bastante e todo o nosso esforço vai por água abaixo. Só diminua a quantidade pela metade, pois o açúcar light é bem doce! Beijos

  10. Barbara
    25 de julho de 2012

    Acho que você se enganou pois uma xícara de chá cheia de milho tem apenas 78 calorias e ainda você usou meia xícara o que vai resultar em 39 calorias e não 150.

  11. Gabriela
    21 de junho de 2012

    pode fazer com açucar refinado?

  12. sievangelista
    30 de maio de 2012

    É ótima mesmo, Livia! Eu já fiz muita pipoca de panela sem pipoqueira, só não sei se dá para fazer essa receita porque tem que mexer o tempo todo com a panela tampada. Você também pode fazer uma calda com o açúcar e o limão e regar a pipoca depois de pronta, eu já fiz e ficou bem gostoso também!

  13. Livia Soares
    30 de maio de 2012

    E quem não tem nem pipoqueira e micro-ondas faz como? Tó louca para fazer essas receita amo pipoca e ainda mais light… Oh Deus! Faço sempre com óleo e essa de limão deve ser ótima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 29 de abril de 2012 por em até 200cal, Lanches, Petiscos e Entradas e marcado , , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: