gostosinhas

cozinha light e feliz

Nhoque de ricota

Eu não sei expressar em palavras o quanto eu amo nhoque. Lembra casa, lembra a comida da minha mãe, lembra abrir o botão da calça para caber mais. Se não fosse pela bomba de carboidrato, seria perfeito. Ops, e se trocar aquele mundo de batata por algo menos gordo? Esta é a proposta do levíssimo nhoque de ricota. A metade das calorias e a mesma alegria!

Ingredientes 
400 g de ricota fresca
1 col (sopa) de queijo parmesão ralado
1 ovo
6 col (sopa) de farinha de trigo
sal e noz moscada

Para o molho
300g de carne moída
1 col. (sopa) de azeite
2 dentes de alho picado
1 cebola pequena
5 tomates sem semente e sem pele
pimenta do reino, tomilho e manjericão à gosto

Amasse a ricota com um garfo. Misture o queijo ralado, o ovo, 2 col (sopa) de farinha de trigo, sal e noz moscada. Misture bem e não tenha medo de usar as mãos. Sinta-se como uma verdadeira dona de casa, use um avental vintage, este é o momento. Quando a massa estiver bem misturadinha, leve à geladeira por 30 minutos. Acrescente o restante da farinha  (4 colheres) e misture mais um pouco. Faça as bolinhas. Para isso há o jeito fácil e o jeito difícil.

O jeito difícil é enfarinhar a mesa, fazer rolinhos (na espessura de um dedo) e cortar em rodelinhas. Dá trabalho, mas fica mais bonito. Esse jeito também faz as bolinhas ficarem rigorosamente iguais as do nhoque de batata. Já o jeito fácil é o jeito fanfarrão de dona Cláudia-Mãe-Kopsch. Ela faz as bolinhas na colherada mesmo e já joga na água fervente. Eu, sinceramente, sigo esta escola.

Decida o seu jeito de fazer as bolinhas e coloque aos poucos na água fervente. Espere boiar (eu ainda deixo mais um poquinho, porque gosto mais cozido) e tire da água. Depois, é só jogar o molho por cima, polvilhar queijo ralado e levar ao forno uns minutinhos para gratinar. O manjericão vai fresco, por cima, na hora de servir.

Este eu fiz com molho à bolonhesa. Você deve saber fazer, mas se não é o caso: anote aí:

Aqueça um fio de azeite e doure a cebola e o alho. Junte a carne moída, doure bem e vá mexendo para ela ficar bem soltinha (bolota de carne moída não dá, né, colega). Coloque os tomates, os temperos (menos o manjericão) e deixe cozinhando em fogo baixo pelo tempo que puder. Quanto mais tempo o molho fica encorpando e incorporando os sabores, mais gostoso. Quando estiver com aquela cara bonita, desligue o fogo e jogue sobre o nhoque.

 Nhoque de ricota
Rende: 4 porções
270 calorias por porção (o tradicional tem 430)

 

18 comentários em “Nhoque de ricota

  1. Flávia
    17 de setembro de 2013

    Essa receita foi uma descoberta maravilhosa, pois depois dela não desgrudo mais desse blog <3 O nhoque de ricota virou febre aqui em casa, mesmo para aqueles que torciam o bico pra ricota ;)

  2. Letícia
    21 de fevereiro de 2013

    Dani e Carol, provável que dá pra congelar… q eu saiba só a batata não funciona mto bem congelada. Mas congela cru mesmo, não cozido, espalhadinho numa bandeja. Depois de congelado pode por num pote ou saco no freezer, se fizer isso direto eles vão grudar uns nos outros. Amei o blog! Vou testar várias receitinhas!

  3. Brina
    21 de fevereiro de 2013

    Noooooosa que site maravilhoso é esse.
    Era exatamente o que eu tava precisando, receitas light, gostosas, simples e bem explicado como faz.
    Fiz o nhoque hoje e ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei, não perde em nd para o de batata.
    Obrigada por postarem essas delicias.

  4. Mônica
    31 de janeiro de 2013

    Eu fiz so que tentei diminuir os ingredientes e nao deu certo, a massa ficou grudenta. mais mesmo assim eu gostei.

  5. Marcia S.
    1 de dezembro de 2012

    Oi! Fiz hoje e ficou leve e gostoso. Adicionei espinafre picadinho à massa e funcionou super bem. Ótima dica! Obrigada! =)

  6. Luciana Primante
    22 de agosto de 2012

    Fiz ontem e amei! Ficou uma delicia e é super prático de fazer! Agora vou me aventurar em outras receitinhas do blog! ^^

  7. Amanda Santana
    21 de agosto de 2012

    Fiz ontem mas acho que errei em algo, pois o meu ficou com um gostinho de farinha!

  8. Jéssica
    16 de agosto de 2012

    Pode fazer com farinha de trigo integral??

  9. Raquel Novaes
    15 de agosto de 2012

    Querida, essas calorias são só da massa ou é da massa mais o molho bolonhesa ??? Uma beijoka

  10. Dionne
    27 de julho de 2012

    Fiz ontem e ficou muito bom!!! Precisava de receitinhas fáceis, gostosas e levinhas!!! Obrigada. Bj Dionne

  11. Andréa Rios
    23 de julho de 2012

    Da pra trocar o ovo por outra coisa?

  12. Dani Kopsch
    17 de julho de 2012

    Oi, Carol. Já me deram recomendações expressas para não congelar nhoque, por isso nunca tentei. Alguém já congelou?

  13. Carol
    17 de julho de 2012

    Será que da pra congelar? Pronto, ou só a massa mesmo…

  14. Isadora
    2 de junho de 2012

    Fiz hoje com meu namorado! nós amamos :) minha irmãzinha idem…

  15. Deise
    2 de junho de 2012

    Fiz hoje e tive que vir aqui comentar porque ficou um espetáculo! O maridão e o filhote amaram! Obrigada!

  16. Dani Kopsch
    24 de maio de 2012

    Oi, Márcia! Acho que você pode diminuir apenas a quantidade da ricota e deixar o resto igual. Experimenta e depois me conta?

  17. Márcia Corrêa
    24 de maio de 2012

    Oie Daniela,
    Adorei o site e as receitas light!
    Para a receita do nhoque, para o preparo de duas porcões, dividindo a receita ao meio, mantenho 1 ovo?
    Obrigada,
    Bjo,
    Márcia

  18. Fabrícia
    24 de maio de 2012

    Simplesmente amei!! Nhoque é a melhor massa ever!! Tbm me lembra minha mãe.. ela fazia de batata e de mandioca (não sei se faz diferença nas calorias Oo).. Vou fazer domingo.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 14 de maio de 2012 por em até 300cal, Prato principal e marcado , , , , , .
