gostosinhas

cozinha light e feliz

Geleia de morango light

Geleia é uma coisa muito simples de fazer em casa. E dá uma satisfação boa, do tipo “vejam, estou fazendo um pote de geleia com minhas próprias mãos e estou usando um avental”. As versões light industrializadas não são tão boas, mas esta aqui, feita com açúcar light, não fica devendo nada para as geleias com açúcar comum. E tem sete vezes menos calorias!

Ingredientes
1 caixa de morangos (250g)
1/2 xícara de açúcar light
1 colher (sopa) de suco de limão

1º passo: lave bem os morangos.
2º passo: lave bem os morangos, de novo.
3º passo: lave mais uma vez os morangos.

O morango é um dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos. Estes que eu comprei, por exemplo, o feirante jurou por Deus de que eram orgânicos. Eu fiz ele jurar de verdade, mas mesmo assim lavei loucamente quando cheguei em casa. Orgânicos? Grandes, vermelhos e bonitinhos desse jeito? Fora da época? Só um milagre.

Para limpar de verdade os morangos o procedimento é o seguinte: lavar um a um, carinhosamente, na água corrente. Deixar de molho em 1 litro de água + 10ml de vinagre por uns 20 minutos. Depois tem que enxaguar bem para tirar o cheiro do vinagre. Passe na água corrente mais duas ou três vezes. Pronto.

Agora para fazer a geleia: prenda o cabelo, arrume um avental e faça o tipo de uma dona de casa de 1950. Tire os talinhos do morango e amasse-os com um garfo até virar um purê (pode deixar uns pedacinhos maiores, dá charme). Leve para o fogo baixo com o açúcar e o suco de limão para engrossar e ganhar a consistência de geleia. A sua única preocupação daqui pra frente é retirar uma espuminha branca que vai subir com a fervura. Esse é o truque das vovós para que suas geleias fiquem bonitas e brilhantes.


Quanto ao ponto, você não vai ter dúvidas. Se você acha que está com cara de geleia, é porque está pronto. Desligue o fogo, deixe esfriar e coloque em um vidro esterilizado com tampa. Para esterilizar o vidro, ferva por 30 minutos.

Eu já indiquei por aqui um site maneiro para imprimir rótulos, o Jam Labelizer. Desta vez, eu usei uma etiqueta presa com um barbante. A imagem você pode baixar e imprimir daqui. A arte é de uma designer fofa, Jessica Jones, que coloca vários presentinhos do tipo no seu blog How About Orange.

Agora eu é que pergunto para vocês: quanto dura uma geleia caseira? O limão na receita serve para durar mais e eu também guardo na geladeira, mas eu não sei exatamente por quanto tempo ela fica boa. Alguém sabe?

Geleia light de morango
Rende um pote de 200ml
17 calorias (uma colher de sopa)

20 comentários em “Geleia de morango light

  1. Rose
    19 de setembro de 2013

    Quanto tempo pode ficar na geladeira? Período de validade.

  2. Aline Alves
    7 de agosto de 2013

    Olá! Eu fiz recentemente uma geleia de morangos (orgânicos) sem açúcar! Só cortei os morangos, levei para a panela em fogo baixo e fiquei mexendo. Depois que ela foi para a geladeira é que ficou mais cremosinha e com aspecto de geleia.
    Ficou muito bom!

  3. Bruna
    27 de junho de 2013

    Posso fazer com açucar mascavo?

  4. Pingback: Baunilha Morango e Brigadeiro | LunaCupCake | LunaCupCake

  5. Dani Kopsch
    9 de janeiro de 2013

    Obrigada, Christiane! Que bom que você está gostando! Sim, você pode misturar outras frutas para uma geléia de frutas vermelhas. Eu já fiz e ficou muito bom!

  6. Christiane
    9 de janeiro de 2013

    Olá, estou adorando o seu blog.
    Tenho uma dúvida, se eu quiser colocar junto com o morango, cereja ou framboesa, para fazer uma geléia de frutas vermelhas, posso simplesmente dobrar a receita e colocar a mesma quantidade que coloco de morango, da outra fruta? Ficando assim uma receita de morango + uma receita da outra fruta e misturando tudo?

  7. Pingback: Receita Fácil de Cupcake | Fast Fashion Blogs

  8. Pingback: Receita Fácil de Cupcake | Passando Blush

  9. Cláudia Barreto
    22 de outubro de 2012

    Eu fiz e deu super certo. Só achei que eu podia ter colocado um pouco menos de açúcar, mas adorei. Beijos

  10. Dani Kopsch
    19 de outubro de 2012

    Oi, Luciana. Experimenta outras frutas, sim! Me conta depois, viu?
    O suco de limão é curinga e você deve usar sempre, pra garantir que a sua geleia vai durar mais tempo na geladeira sem estragar.

  11. Luciana
    17 de outubro de 2012

    Oi! Acabei de fazer e ficou muito bom!! Gostaria de saber se posso fazer com outras frutas e sobre a colher de suco de limão! Nas outras frutas eu substituo por outra coisa?

  12. pedro lucas souza rodrigues
    11 de setembro de 2012

    deixo somente 30 minutos ??

  13. Suzi
    10 de setembro de 2012

    Poxa, fiz ontem com o açúcar light nas ficou com um gosto de amargo a gelatina, será que é pq o açúcar queimou???

  14. Dani Kopsch
    1 de agosto de 2012

    Pode sim, Amanda. Mas tem que ser adoçante culinário!

  15. Amanda Santana
    1 de agosto de 2012

    Posso usar adoçante no lugar do açucar?

  16. Nati Silva
    19 de junho de 2012

    Fiz essa receita e ficou show de bola !!

  17. Patricia Viegas Paes
    12 de junho de 2012

    Eu fiz a geléia e deu super certo, ficou deliciosa! Também imprimi os rótulos da design!! Ficou super fofa!! Obrigada pela dicaaa!

  18. Juliana
    8 de junho de 2012

    além de light é fofa essa receita *-*

  19. Marcelo
    5 de junho de 2012

    Para ajudar a tirar os agrotóxicos, um litro d’água e um punhado de bicarbonato de sódio. Deixa 5 minutos, lava e repete o procedimento. Tira muito esse veneno todo. E é melhor que o vinagre porque não deixa cheiro.

  20. Islane Priscila
    3 de junho de 2012

    Ameii a receita.
    Estou adorando o site, vai ajudar muito em meu regime.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 2 de junho de 2012 por em Acompanhamentos, até 50cal, Lanches e marcado , , , .
