gostosinhas

cozinha light e feliz

Panqueca de banana e aveia

Eu preparei essa panqueca num domingo super gelado. Ela é do tipo americano, mais altinha e é misturada na mão mesmo (ou seja, sem sujar o liquidificador e sem louça pra lavar – iés!). Por isso, é perfeita para esse tipo de dia: tempo de sobra e muita preguiça. E eu fiquei tão feliz, mas tão feliz com o resultado que tornou o meu domingo frio o dia mais útil de todos.

Ingredientes
2 bananas grandes
2 colheres (sopa) de óleo de côco (ou margarina light)
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de mel ou xarope de glicose
2 ovos pequenos
1 xícara de aveia flocos finos
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) sal
1/2 colher (chá) canela em pó
1/4 colher (chá) noz moscada

Amasse bem as bananas com um garfo. Misture o óleo de côco, o suco de limão e o mel. À parte, bata bem os dois ovos e misture com a banana.


Misture os ingredientes secos à  massa, mexendo com cuidado, até ficar bem homogêneo. Deixe descansando por 10 minutos. Se precisar, dilua um pouquinho de leite desnatado, mas eu sinceramente acho que não precisa. O ponto é de um mingau grosso mesmo, não estranhe.  Fica assim:

Unte uma frigideira de teflon com um pouquinho de margarina. Muito pouco mesmo e só na primeira vez. Esquente bem (em fogo sempre baixo) e despeje uma concha grande cheia, o equivalente à metade da massa. Vai ficar grosso, mas relaxe, é isso mesmo. Deixe quietinho, sem mexer por uns 3 ou 4 minutos. Você vai perceber que está na hora de virar quando surgirem umas bolhinhas de ar e as bordas soltarem um pouquinho. Use uma espátula para soltar mais as bordas, com muito cuidado e vire para dourar o outro lado – aproximadamente 90 segundos.

Eu coloquei umas rodelas de banana, um pouquinho de aveia e xarope por cima, mas nem precisava. A massa fica fofa, cremosa, doce, uma delícia. Mais uma xícara de café com leite e o seu dia fica todo diferente.

Panqueca de banana e aveia (sem glúten)
Rende: 2 porções
235 calorias por porção

24 comentários em “Panqueca de banana e aveia

  1. Gisele
    3 de setembro de 2013

    Amei, amei, amei! Cansei de pão no café da manhã, viva as panquecas!
    Já foz até minhas variações. A primeira achei q ficou meio salgadinha, então tirei o sal da segunda vez. Ficou bem melhor na minha opinião…
    Na terceira vez resolvi inventar. Ao invés da banana, amassei uma maça descascada, fatiada e levemente cozida por 2 minutos no microondas. Ficou fantástica! Servi com iogurte grego Light, mel, mais maçazinhas cozidas e canela!

  2. Dani Kopsch
    26 de junho de 2013

    Com certeza, Alessandra! Mas lembre-se de tomar cuidado com a quantidade, já que o açúcar light adoça mais. Normalmente é usado só a metade da quantidade. Se você experimentar, depois me conta como ficou!

  3. alesssandra
    25 de junho de 2013

    Desculpe…me confundi, sobre o açucar…

  4. alesssandra
    25 de junho de 2013

    Nossa! Parece ficar muito bom!!! Será que dá certo eu substituir o açucar por açucar light união?

  5. Helissa
    2 de maio de 2013

    SUUUUUUCESSO! Mais uma receita pro meu cardápio.

  6. Pingback: Panqueca de iogurte e limão | gostosinhas

  7. Dayana
    21 de março de 2013

    Dani, minha querida… isso é uma maravilha! Haha. Faço todos os dias, sem exceção e todos que experimentaram gostaram muito tbm! É simplesmente perfeita!

  8. Amanda Dias Ferriolli
    12 de dezembro de 2012

    Eu fiz e realmente gostei, apesar de term ficado feias! =/…mas como a Alessandra disse tbm achei beeem pesadinha!

  9. mariana anselmo
    15 de novembro de 2012

    Gente, fiz isso e comi rezando! Jesus!!!! não ficaram lindas como as suas hehehe mas ficaram excelentes! preciso de outra frigideira de teflon… Ah, Lanna, acho que se fizer com morango bem maduro dá certo, porque dá pra amassar igual a banana…

  10. Leila
    3 de novembro de 2012

    DELICIOSAAAA… depois q aprendi esta receita tenho q fazer sempre pq meu pai super curtiu rss
    E quando meus sobrinhos vêm aqui em casa eles me ajudam a fazer (sim, rola uma baguncinha mas eles fazem facil facil) e depois eu faço mini panquecas.. a cara deles enquanto fazem e depois quando vão comer eh otima!
    Concordo com a colega, rola uma sustança kkkkk

    Parabens meninas!

  11. Dani Kopsch
    19 de outubro de 2012

    Oi, Lanna… Puxa, banana é um curinga para essas receitas. Nem imagino o que você poderia usar para dar a mesma textura… Vou procurar umas ideias para experimentar ;)

  12. Alessandra Caldeira
    16 de outubro de 2012

    ai eu fiz, adorei a receita, sempre faço ela quando tenho que sair e sei que vou ficar um tempo sem comer, ela é beeeem pesadinha, como diria minha tia, ela tem sustança!

  13. Lanna Gandra Camilo
    16 de outubro de 2012

    Hmm, quero muito fazer mas não gosto de banana, alguém tem uma sugestão de outra fruta que possa usar?
    obrigada desde já,
    bjss

  14. Juliana
    18 de setembro de 2012

    hmmmmmmmmmmmmmmmmmm… quero experimentar!

  15. Camila Souza
    12 de setembro de 2012

    Não tinha margarina light e meu óleo de coco tinha acabado, coloquei iogurte desnatado no lugar, ficou uma delícia. Bem levinho! :)

  16. Naiara
    9 de setembro de 2012

    hmmm! adaptei essa receita com algumas coisas, ficou mto bom!! obrigada! ;))

  17. Pingback: Nhami « Amo!

  18. Lola Farias
    29 de agosto de 2012

    Acabeiii de fazer, dei uma queimadinha… Elas não ficaram lindas, mas ficaram uma delíciaaaa!!
    Sem falar que me senti mega saudável :)

  19. Letícia Cézar
    25 de julho de 2012

    Vou fazer e ja ja volto pra contar como ficou :DD

  20. Giselle
    21 de julho de 2012

    As minhas ficaram todas feias, coitadas! :(
    Mas a massa é muito boa.

  21. Rebecca Bittencourt
    18 de julho de 2012

    ^^

  22. Silvia Marchetti
    16 de julho de 2012

    Putz, que delícia! Fiquei com vontade de fazer.

  23. Dani Kopsch
    16 de julho de 2012

    Ih, Rebecca. Erro meu. Já consertei o título. Obrigada ;)

  24. Rebecca Bittencourt
    16 de julho de 2012

    Hmm parece super gostoso… mas aveia tem glúten, sim! ;)

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 16 de julho de 2012 por em até 300cal, Lanches e marcado , , , , , , .
