gostosinhas

cozinha light e feliz

Arroz integral com frango e curry

Eu já disse por aqui que não sou muito fã de arroz integral. Nunca consigo deixá-lo gostoso e macio e por isso fico inventando maneiras de disfarçar (já fiz um risoto cremoso de abóbora que ficou uma delícia, dá uma olhadinha). A propósito, quem tiver boas dicas para preparar um bom arroz integral, por favor, deixe seu comentário aqui. Simone já me sugeriu usar a panela de pressão, mas eu ainda não superei a minha fobia.

Em uma dessas experiências com arroz integral eu descobri um prato que tem fortes chances de entrar no meu top 10 favoritos. Misturei coisas que eu gosto: drumetes de frango, curry, leite de côco e ervilha congelada e tcharãm! Saiu um prato lindo, fácil de fazer e com toda pompa de comida de fim de semana. E, para cair de vez no meu gosto, nem parecia arroz integral.

Ingredientes
1 kg de drumetes de frango (coxinha das asas) – se preferir, pode usar peito de frango
1 1/2 xícara de arroz integral
1 pacote de ervilhas congeladas (300g)
1 vidrinho de leite de côco
1 cebola grande picada
1  dente de alho picado
1 pimentão vermelho picado (se for verde, coloque metade)
1 colher (sopa) de açúcar

Para o tempero:
2 colheres (sopa) azeite de oliva
suco de 1 limão
sal
curry
pimenta do reino
colorau
salsinha

No dia anterior, faça uma marinada para temperar o frango. Coloque em um pote grande e com tampa: suco de limão, azeite de oliva, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de colorau, 1 colher (sopa) de curry e pimenta do reino à gosto. Coloque o frango, feche o pote e sacuda, sacuda, sacuda, sacuda. Você também pode fazer essa marinada em um saquinho, amarrar e sacudir. O importante é deixar o frango quietinho na geladeira por muitas horas. De preferência, a noite toda. E vale a pena, pois é a única coisa “trabalhosa”, desse processo. O resto é mole, mole.

Esquente bem uma panela grande de teflon – a maior que você tiver. Quando estiver bem quente, coloque os pedaços de frango (não precisa colocar mais azeite, pois já tinha no tempero). Guarde o restinho da marinada para usar depois. Por enquanto, você só coloca o frango na panela. Para ficar bem douradinho, coloque uma colher de sopa de açúcar e vá mexendo para “caramelizar”. Eu escolhi drumetes de frango porque eu simplesmente amo. Se você quiser uma versão um pouquinho mais light, vale usar peito de frango em cubos, que tem menos gordura.

Depois que o frango estiver dourado, coloque a cebola, o alho e o pimentão para refogar. Quando estiverem macios, junte o arroz integral, sal e misture bem. Lembra aquele restinho de marinada que você guardou? Misture 3 xícaras de água aos temperos e junte no arroz com frango. Tampe a panela e deixe cozinhando em fogo baixo por 40 minutos. Quando passar esse tempo, vai lá dar uma olhadinha, ele vai estar quase seco e lindão. É hora de juntar o leite de côco, misturar bem e provar o tempero, talvez precise de mais um pouquinho de sal ou pimenta. Se você gosta, eu recomendo fortemente colocar mais uma colher de sopa de curry nessa hora. Se você ainda tem dúvidas, acho que pode deixar como está.  Misture também as ervilhas congeladas e deixe cozinhar por mais 10 minutos, com a panela destampada.

Quando a casa estiver com um cheiro irresistível, arrume a mesa e chame o pessoal (sim, você vai querer ter visitas nesse momento). Na hora de servir, coloque um pouco de salsinha por cima .

Arroz integral com frango e curry
Rende 6 porções
232 calorias por porção

12 comentários em “Arroz integral com frango e curry

  1. Roberta de Vita
    1 de agosto de 2013

    Ficou uma delícia. Vou experimentar fazer o arroz na panela de pressão e juntar ele cozido após refogar o frango, pois demorou muito pra cozinhar junto.
    Adorei

  2. Pingback: Eu mudei |

  3. Tânia Rachel
    10 de março de 2013

    Hummm, fiz e foi muito apreciado, na próxima vou colocar champignon, aliás, gostaria de saber qtas calorias tem o champignon. Abço.

  4. alice batelli
    21 de janeiro de 2013

    Pra mim o segeredo é deixar o arroz de molho umas 2h antes do cozimento, ele dá uma hidratada e cozinha melhor no mesmo tempo de um arroz normal!

  5. Flávia
    5 de agosto de 2012

    Eu também não me adaptava ao arroz integral porque achava durinho e sem graça. Até que tentei de um jeito que deu certo e é o que eu sempre faço:

    Não refogo alho e cebola: pega mais gosto se colocar pra cozinhar direto no arroz (e eu prefiro sentir o gostinho dos temperos), então, coloco na panela 1 xícara de arroz, 3 de água, 1 colherinha rasa de sal, meia cebola pequena e 2 dentes de alho, tudo picadinho. Não coloco óleo. Deixo ferver em fogo alto, com a panela semi-tampada. Quando a água seca um pouco e fica no rumo do arroz, tampo a panela e abaixo o fogo.

    Fica bem macio e saboroso!

  6. raissa
    27 de julho de 2012

    Na panela eu nunca consegui fazer, mas experimenta fazer no microondas. Coloca uma quantidade do arroz, o dobro da água, sal e uma colherzinha de azeite, mistura tudo em uma vasilha e deixa lá no micro entre 30/40min e voilá arroz macio e delicia. Beijos

  7. Delaine
    27 de julho de 2012

    Oieee… Lá em casa só eu como arroz integral então costumo fazer de uma vez só 2xícaras de arroz e congelar em porções certinhas para cada refeição, potinhos com 3 colheres de sopa.
    Faço assim: Murcho bastaaaante cebola e alho, acrescento 6 xícaras de água e espero ferver, após ferver acrescento o arroz LAVADO, sal e 2 folinhas de louro (faz muita diferença a pesença do louro). Quando voltar a ferver abaixo o fogo e espero secar. FICA DELÍCIA!!!
    Já experimentei fazer de várias maneiras e esta foi a que mais me agradou, com o louro o arroz fica tão gostoso que dá vontade de comer puro.

  8. Alexandre Miglinski
    26 de julho de 2012

    Ola! Acompanho o blog de vocês e testo as receitas sempre que possível!!! Parabéns!!!
    Eu utilizo somente o arroz integral, e uma dica legal: antes se cozinhar deixe de molho em água por 30 minutos, e ao cozinhar utilize esta mesma água, desta maneira ele fica bem macio!

  9. Dani Kopsch
    26 de julho de 2012

    Oi, Helô. Sinceramente, acho que não vale a pena colocar creme de leite, pois vai engordar bastante o prato. Como o leite de côco serve mais para dar um gostinho especial e não interfere tanto na consistência, tenta fazer sem. Acho que você vai gostar!

  10. Helô
    26 de julho de 2012

    Olá.
    Leite de coco não me “cai” muito bem, posso substituir por creme de leite?
    Parece uma delícia e, cá entre nós, tenho uma certa dificuldade de cozinhar o arroz integral tbm, hehehe.

  11. Analice
    26 de julho de 2012

    Eu coloco o arroz integral de molho na água. Depois de uns 15 minutos cozinho também em fogo baixo. Geralmente acrescento batata, cenoura milho e ervilha ao arroz, pra dar um gostinho e colorido a mais. Adoro!

  12. Nicole
    26 de julho de 2012

    O jeito que eu faço o arroz sempre dá certo e fica muito bom! =D
    Coloco 4 xíc de água pra 1 xíc de arroz. Deixo ferver a água e ai acrescento o arroz e os temperos, deixo em fogo mínimo e com a tampa fechada, até ele secar e pronto!

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 25 de julho de 2012 por em até 300cal, Prato principal e marcado , , , , , .
