gostosinhas

cozinha light e feliz

Panqueca de ricota e espinafre

assinaturaDanielaDificilmente eu encaro um prato principal sem carne, peixe ou frango. Eu sinto falta, não tem jeito. Aí, quando eu fico plenamente feliz só com ricota e espinafre só pode significar que o prato é realmente muito bom. Se a receita é infalível ou não, são vocês que vão dizer. Aqui, fiz a massa de panqueca tradicional, mas se você quiser caprichar na categoria light, confira a receita de panqueca de aveia integral.

Ingredientes:

Para a massa:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de azeite de oliva
uma pitada de sal

Para o recheio:
400g de ricota
1 maço de espinafre
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
alho picado a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Para o molho:
3 tomates maduros sem pele e sem sementes
1 cebola pequena picada
manjericão (ou tomilho, ou orégano, o que você preferir)
sal e pimenta do reino

Comece batendo os ingredientes da massa da panqueca no liquidificador. Deixe a massa descansando enquanto prepara o resto. Vamos partir para o molho: aqueça um fio de azeite e refogue a cebola picada. Junte os tomates, espere murchar e tempere com sal, pimenta e ervas que você preferir (neste caso, usei só manjericão). Deixe em fogo baixo, incorporando os sabores, e siga para o recheio.

Ferva uma panela pequena com água e coloque as folhas de espinafre para cozinhar. Deixe ali por 4 minutos. Claro, não esqueça de lavar bem as folhas antes disso. Depois da fervura, pique as folhas do espinafre grosseiramente. Não precisa ficar picadinho, não. Nesse momento, prepare a ricota antes de ir para a panela: é só amassar bem com um garfo. Aqueça um fio de azeite de oliva (enquanto isso o molho está em fogo baixo e a massa descansando, lembra?). Refogue aí o alho e junte o espinafre picado e só depois a ricota amassada. Misture bem e tempere com sal e pimenta do reino. É bom conferir se a ricota que você comprou é com sal ou sem sal antes de temperar. Tudo pronto, tampe as panelas, desligue o fogo e vamos para a parte divertida, que é fazer as panquecas.

Escolha aquela sua melhor frigideira, com o teflon em dia e unte com um pouco de azeite de oliva (ou margarina light). Aqueça em fogo baixo e distribua a massa de maneira uniforme pela frigideira. O melhor jeito de fazer isso é usar uma concha para despejar tudo de uma vez e usar a outra mão para dar uma viradinha na frigideira, para que a massa escorra para todos os lados, formando um disco redondinho e bonito. Não mexa mais. Deixe que a panqueca desgrude sozinha e fique soltinha, mais ou menos um minuto para cada lado. Para virar os lados, você pode jogar para o alto e apanhar no ar, de um jeito teatral ou usar a espátula (menos diversão, mais segurança).

Importante: se a frigideira ou panquequeira estiver boa, não é necessário untar a cada disco que você for fazer. Só unte novamente quando você perceber que a panqueca está grudando. Não esqueça: fogo baixo, uma concha de massa e deixar dourar sem mexer, até que fique soltinha.

Tudo pronto, é só montar: colocar recheio, fazer rolinho e colocar o molho por cima. Provavelmente não vai ser preciso esquentar no forno, mas se você quiser um prato mais bonitão, arrume-as num refratário, despeje o molho por cima e um pouco de queijo ralado para gratinar no forno. Aproveitem!

Panqueca de ricota e espinafre
Rende: 6 porções
180 calorias por porção

panqueca ricota e espinafre

Anúncios

2 comentários em “Panqueca de ricota e espinafre

  1. Anna
    14 de fevereiro de 2013

    fui a um restaurante em bh e lá comi um crepe integral de espinafre com queijo cottage e é delicioso e light! já achei varias receitas de panqueca com ricota e espinafre, mas esse é diferente.. conhecem? tem alguma ideia de como fazer? ótimo blog!

    * de qualquer forma enquanto eu n acho a outra receita vou tentar fazer essa que parece bem gostosa..

  2. Adrian
    13 de fevereiro de 2013

    Fiz hoje para o almoço, porém não tinha espinafre em casa então usei brócolis no lugar. Ficou uma delícia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 28 de janeiro de 2013 por em até 200cal, Prato principal e marcado , , , .
%d blogueiros gostam disto: