gostosinhas

cozinha light e feliz

Frango grelhado com cebola caramelizada

assinaturaDaniela
E aí, como foi o Carnaval de vocês? Agitado, médio, fraco? Aproveitou pra descansar ou pra enfiar o pé na jaca? Seja qual for a resposta, não tem jeito, é hora de encarar a quarta-feira de cinzas e botar em prática tudo o que você deixou “pra depois do Carnaval”. É hoje, minha gente. O ano começou valendo. Para dar aquele apoio moral de sempre, aqui estou com mais uma ideia para deixar o frango grelhado menos sem graça. Porque eu sei que tem muita gente que está fazendo dieta, ou que vive de dieta, ou que se utiliza do frango grelhado dia sim, outro também.

Esta receita aqui foi invenção minha (iés, check point) e espero agradar especialmente aos fãs de cebola. Não se preocupem com o açúcar na receita. É só uma colher de chá e, se eu fosse vocês, usaria sempre no frango grelhado para deixá-lo lindo e  sem aquela cara pálida de Walking Dead. Eu servi com uma salada básica de alface e tomate temperados com azeite de oliva, vinagre balsâmico, tomilho e poucas lascas de queijo parmesão.

Ingredientes
2 filezinhos de frango
1 cebola grande
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de açúcar
suco de meio limão (pode substituir por vinagre branco)
pimenta do reino
pimenta calabresa
sal 

Tempere o frango com o limão (ou vinagre), sal e pimenta do reino. Grelhe do jeito que você costuma fazer. Eu, como não tenho uma grelha de verdade, uso aquela frigideira quadrada com textura. Coloco um fiozinho de azeite, deixo esquentar bem e largo o frango lá, sem mexer por uns 5 minutos. Depois viro, deixo mais 5 minutos e pronto. Antes de tirar do fogo eu acrescentei meia colher de chá de pimenta calabresa.

Se alguém tiver boas dicas para preparar o frango grelhado, deixa nos comentários? Taí uma informação importante para trocar.

Para caramelizar a cebola, separe uma boa frigideira de teflon, aqueça uma colher de azeite de oliva e junte uma colher de chá de açúcar. Fique mexendo sempre para não queimar, até que o açúcar derreta, incorpore no azeite e fique com cor de caramelo. Jogue a cebola fatiada e deixe só o suficiente para amolecer um pouco, ficando dourada e linda. Prontinho. É muito rápido. Antes de terminar eu passei o frango nessa misturinha para também ficar douradinho. Bom apetite pra todo mundo!

Frango grelhado com cebola caramelizada
Rende: 1 porção (de dois filezinhos)
168 calorias por porção

foto 2 (4)

 

 

12 comentários em “Frango grelhado com cebola caramelizada

  1. eduardo
    3 de abril de 2013

    Pensei em fazer aqui em casa, e decidi procurar algo semelhante à minha idéia! ficou fabuloso, parabéns.

  2. Pingback: Filé de frango no forno | gostosinhas

  3. Dani Kopsch
    21 de fevereiro de 2013

    Claudia! Que dicas boas! Vou testar as duas. Obrigada!

  4. Claudia Filipa
    20 de fevereiro de 2013

    Oi gente, uma dica legal pra dourar a cebola sem açucar: é só esquentar bem a frigideira de teflon, sem azeite sem nada, pode usar um tisco de águra pra nao grudar mas nao muita, e deixa lá ela em fogo baixo sempre mexendo, ela carameliza sozinha, sem açucar sem nada vi num programa do gnt e fiz em casa deu super certo, so demora um pouco mais.
    O frango gosto de fazer em papel aluminio com um fio de azeite, dentro do forno, enrolo no papel com o azeite e deixo la, sem gordura e fica cozidizinho e colorido (se quiser pode colocar os temperos junto, salvia fica bom). Tem aquelas sacolinhas pra assar em forno tambem, sao bem praticas e funcionanm igual.

  5. Lana
    14 de fevereiro de 2013

    Eu gostaria de saber se vocês tapam a panela quando estão grelhando o frango e se da pra fazer ele grelhado na frigideira de teflon?

  6. Talita da Mata
    14 de fevereiro de 2013

    Olá, sou nutricionista e adorei as receitas que postam aqui! E achei muito bacana. colocarem as calorias de cada porção. Parabéns pelo blog!

  7. tatipodanosk
    13 de fevereiro de 2013

    Sou in love pelo blog, adoro as receitas :)
    Eu faço meu filé de frango grelhando na água, sem nada de óleo.
    Jogo ele na frigideira de teflon (tem que ser boa p/ não grudar) em fogo médio e vou pingando água, ele vai secando e eu vou pigando mais. Realmente demora mais, mas o bom é que além de não levar óleo, ele fica bem macio, uma delícia. Bjo :)

  8. Kátia Freitas
    13 de fevereiro de 2013

    Vou cozinhar agora! :) Amei!!! Depois dos quilinhos ganhos durante o carnaval, essas dicas me ajudarão muito. Beijos!

  9. Mari Ribeiro
    13 de fevereiro de 2013

    Adorei a dica! vou fazer de certeza :)

  10. Dani Kopsch
    13 de fevereiro de 2013

    Oi Maria Lucia! Obrigada pelo comentário, fico tão feliz de ler!
    Quanto as calorias, realmente não é um trabalho fácil, mas me acostumei a fazer para aprender mais sobre as informações nutricionais dos nossos pratos caseiros, desde que decidi cozinhar mais. Fazemos assim: pesquisamos o valor calórico de todos os ingredientes que usamos e dividimos pelo número de porções.

  11. Maria Lucia
    13 de fevereiro de 2013

    Parabéns pela iniciativa, tenho certeza que você ajuda muita gente.
    Descobri seu site a poucos dias, e já experimentei algumas receitas, deu tudo certo. Só fiquei curiosa para saber como você sabe quantas calorias tem o prato? Talvez até tenha no site esta informação, porém não encontrei. Pode me responder?

  12. Amanda Santana
    13 de fevereiro de 2013

    Quando vou grelhar o frango jogo um fio de azeite e quando ele começa a frita vou jogando água, assim ele vai cozinhando e fritando ao mesmo tempo. Fica muito macio uma delicia!

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 13 de fevereiro de 2013 por em até 200cal, Prato principal e marcado , , , .
