gostosinhas

cozinha light e feliz

Torta de panqueca integral com banana e calda de cacau

assinaturasimone5O que pode ser melhor do que uma panqueca? Uma torta INTEIRA de panqueca. Ok, pode parecer que essa receita não se encaixa na filosofia Gostosinhas de ser, mas pode confiar. Já queria testá-la há tempos, mas não conseguia encontrar uma alternativa razoável à versão original, cheia de Nutella. Ainda bem que quem espera sempre alcança: quando a Dani postou uma calda incrível de cacau por aqui, vi a luz no fim do túnel! Adeus gordura saturada, olá saúde.

Ingredientes

6 panquecas integrais
4 bananas cortadas em rodelas
2 colheres de sopa de cacau em pó
½ copo de água
1 colher de chá de açúcar light
1 pitada de canela

Torta de panqueca

Nesse dia eu estava com preguiça e fui pelo caminho mais fácil. Usei panquecas integrais já prontas, mas recomendo fortemente que você faça a própria receita (por falar nisso, tem uma ótima aqui) por dois motivos: 1) você pode cortar ou colocar só uma pitadinha de sal na receita, além de incorporar açúcar ou adoçante à massa se quiser; 2) fica muito mais gostoso!

Outro conselho precioso: já me disseram que é possível fazer panqueca sem uma gota de óleo ou azeite, mas ainda não alcancei esse nível de evolução jedi. Mesmo com uma boa frigideira anti-aderente, queimei as primeiras panquecas e, sinceramente, o estresse não compensou. Se você for desastrado como eu, recomendo que coloque uma concha pequena de massa ou uma panqueca pronta na frigideira com uma gotinha de óleo, óleo de coco ou manteiga sem sal e seja feliz. Deixe dourar por 1-2 minutos de cada lado e reserve. Corte as bananas em rodelas fininhas e reserve também.

Como não tenho micro-ondas, fiz a calda no fogão mesmo e foi bem rapidinho. É só misturar bem a água, o cacau e o açúcar e mexer por cinco minutos em fogo médio até engrossar. Aproveitei para colocar um pouquinho de canela e combinou super bem com a receita.

Tudo pronto? É só montar a torta alternando uma panqueca, rodelas de bananas e a calda por cima de cada camada. Use a calda imediatamente após retirar do fogo, pois ela endurece logo em seguida.

Torta de panqueca integral com banana e calda de cacau

Rende 8 porções
105 calorias por porção

Anúncios

Um comentário em “Torta de panqueca integral com banana e calda de cacau

  1. Lanna Gandra
    18 de setembro de 2013

    Não gosto de banana mas vou aproveitar essa temporada de 6 caixas de morango por 10 reais e fazer com morango mesmo! Só estou achando um pouco difícil achar o cacau em pó mas quando conseguir dou sinal de vida!
    ;**

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 12 de setembro de 2013 por em até 200cal, Lanches, Sobremesas e marcado , , , , , .
%d blogueiros gostam disto: