gostosinhas

cozinha light e feliz

Farfalle ao molho béchamel com camarōes e abobrinha

assinaturasimone5Sou absolutamente apaixonada por macarrão. Se você também é, há de concordar comigo que um bom molho é imprescindível. Geralmente uso tomate, mas descobri outro dia com a avó do maridón uma variante do molho béchamel, que é bem simples e não leva creme de leite.

Com essa receita básica, é só deixar a inspiração fluir para incrementar a massa. Ou usar só o molho mesmo, garanto que você vai fazer bonito de qualquer jeito!

Ingredientes

500 gramas de farfalle cozido com sal a gosto (como sempre lembramos por aqui, não precisa de óleo ou azeite no cozimento)
1 abobrinha cortada em tirinhas ou cubinhos
300 gramas de camarão limpo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite

Molho béchamel

1 copo de leite desnatado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina light
1 colher de café rasa de noz-moscada em pó
Sal e pimenta a gosto

Farfalle ao molho béchamel com camarões e abobrinha

Escorra o macarrão cozido e reserve. Eu gosto bastante do farfalle, ou macarrão gravatinha, mas você pode utilizar outros tipos, como penne e espaguete. Em uma frigideira funda, refogue alho e cebola no azeite. Quando estiverem dourados, acrescente o camarão e deixe cozinhar entre oito e dez minutos. Reserve também.

O próximo passo é picar a abobrinha em tiras ou cubinhos e aferventá-la, ou seja, colocá-la por pouco tempo na água fervente e retirá-la logo em seguida para que não fique mole demais. Outra dica: não retire a casca da abobrinha. Além de tornar a preparação mais fácil, você ganha de brinde todos os nutrientes que o legume pode oferecer. Só não esqueça de lavar direitinho antes de cortar!

 Vamos ao molho: misture a farinha ao leite em temperatura ambiente em uma tigela – fica bem mais fácil evitar que a mistura fique empelotada depois. Leve os ingredientes ao fogo baixo junto com a margarina e mexa delicadamente até que o molho comece a engrossar.

Acrescente a noz-moscada, o sal e a pimenta. Desligue quando obtiver a consistência ideal. Eu gosto do molho mais consistente, mas você pode adicionar água e mexer bem se achar que passou do ponto. Da mesma forma, também pode acrescentar farinha para engrossar mais um pouco. Importante: após retirar o molho do fogo, misture imediatamente com o macarrão. No caso desta receita, é só adicionar os camarões e a abobrinha para servir em seguida.

ps: a foto do post ficou bem esquisita, parece que não tinha molho nesse macarrão. Mas tinha sim, gente! Quando eu fizer essa receita novamente, volto aqui para trocar e deixá-la mais apetitosa. ;)

Farfalle ao molho béchamel com camarōes e abobrinha

Rende 6 porçōes
458 calorias por porção
Molho béchamel: 27 calorias por porção

Update: Duas leitoras fofas avisaram que a contagem de calorias estava errada…E não é que estava bem errada mesmo? Troquei os ingredientes na hora de calcular e levei um baita susto quando vi o número real de calorias do prato! Desculpa, gente! De qualquer modo, é uma receita bem gostosa e o molho é levinho, então decidi manter por aqui assim mesmo. Obrigada, Bruna e Aline. ♥

4 comentários em “Farfalle ao molho béchamel com camarōes e abobrinha

  1. sievangelista
    23 de outubro de 2013

    Bruna e Aline, muitíssimo obrigada pelo toque e pelo carinho. Consertei o número de calorias da receita e levei o maior susto! Como usei macarrão de arroz e um site gringo para calcular as calorias, acho que ele me deu os resultados daqueles macarrões orientais milagrosos ou algo do tipo. :(

  2. Aline Petry
    23 de outubro de 2013

    Olá meninas, sou apaixonada pelo blog de vocês, já fiz algumas receitinhas, mas nunca tinha postado expressando meu sincero carinho por vocês. Dani, fiz seu arroz ao curry com frango (usei o peito mesmo, gosto mais), ficou delicioso!! Mas concordando com nossa colega Bruna, concordo que essas calorias estão um pouco suspeitas. Verifiquei as calorias e em nenhum tipo de macarrão eu encontrei 1 porção, 80 gramas, menos de 200 calorias, mais camarão, abobrinha, a colher de azeite…Beijos e fiquem com Deus!!

  3. Dani Kopsch
    9 de outubro de 2013

    Bruna, bem observado. Vamos conferir de novo essa contagem de calorias. Beijos e obrigada pelo toque!

  4. Bruna
    30 de setembro de 2013

    Gurias, mas peraí, acho que a contagem de calorias de vcs tá meio equivocada… 80g de massa (um prato) tem umas 200kcal mais o molho e o camarão acaba dando mais que as 201 aí de cima, tem que rever isso…

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 26 de setembro de 2013 por em até 500cal, Prato principal e marcado , , , , , .