gostosinhas

cozinha light e feliz

Pudim de café light

assinaturadaniela2Este pudim é o favorito do meu namorado e eu só faço quando quero ganhar pontos, porque tenho a maior aflição em preparar calda de açúcar. Já tentei de tudo quanto é jeito, mas alguma coisa dá errado (endurece, queima, empelota, me queima, explode – acontece de tudo). Se alguém tiver dicas, deixa nos comentários? Até porque eu ainda não desisti e pretendo continuar preparando esse pudim que, gente, vale TUDO.
O processo é praticamente igual ao pudim de leite light que eu já ensinei antes e é preparado com leite em pó no lugar de leite condensado. O gosto fica igual mas as calorias, quanta diferença! Esta versão tem pouco mais de 90 calorias enquanto o tradicional chega facilmente em 200! Acompanhe comigo:

Ingredientes:

1 copo de leite em pó desnatado
1/2 copo de açúcar light (ou adoçante culinário)
2 colheres de sopa de café solúvel
400ml de água
3 ovos

Para a calda: 2 col (sopa) de açúcar + 2 col (sopa) de água

Observação: A nossa querida leitora Gisele disse que fez a calda dela com açúcar light culinário sem problemas. A dica dela é a seguinte: Misture 1 xícara de açúcar light e meia xícara de água, deixando ferver até o ponto de caramelo. Depois, coloque a panela em uma bacia com água fria para estabilizar.

Pessoal, peço que vocês tenham muito cuidado com o açúcar light. Eu sempre prefiro o que adoça apenas duas vezes mais. Desconfiem dos que prometem adoçar 6 vezes, 200 vezes, porque inevitavelmente terão gosto de adoçante. Com o que adoça duas vezes eu não sinto diferença.

Bem, dito isso, o fato é que tanto faz o açúcar que você vai usar para fazer a calda, o segredo mesmo para este pudim ser mais leve é o fato de não levar leite condensado. Olha como se faz o pudim milagroso:

Bata todos os ingredientes no liquidificador: água, ovos, leite desnatado em pó, açúcar light e café solúvel. Se quiser, também pode acrescentar uma colherzinha de chá de essência de baunilha. É isso, gente. Só isso! Depois, basta colocar a calda em uma forma de pudim, despejar a mistura líquida em cima, tampar e levar no forno em banho-maria por aproximadamente 1h30. Para fazer o banho-maria, coloque 2 ou 3 dedos de água em uma assadeira e coloque a forma de pudim lá dentro.

Depois de esfriar, desenforme e leve à geladeira. Nham! Quem gosta de café PRECISA provar!

Pudim light de café
92 calorias (uma porção de 100g) – o tradicional tem 182!

pudim light de café

6 comentários em “Pudim de café light

  1. Leticia
    8 de outubro de 2013

    Eu fiz e ficou uma delícia! Não dá pra acreditar que não vai leite condensado, engana bem ;)

  2. priscila
    3 de outubro de 2013

    A cara tá linda!!!

  3. Dani Kopsch
    2 de outubro de 2013

    Natália, eu sempre fiz com açucar normal. Ali nos ingredientes eu sugiro: 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de água :)

    A versão da calda com açúcar light é de uma leitora, mas eu ainda não fiz.

  4. Dani Kopsch
    2 de outubro de 2013

    Gabriela, pega leve nesse adoçante porque deve ser bem potente! Eu realmente não sei te dizer porque nunca fiz desse jeito, mas acho que não custa tentar. Talvez uma colher desse adoçante e uma colher de água caramelize… Experimenta pra ver se não fica muito amargo ;) Se der certo, volta pra contar?

  5. Gabriela Droichi
    2 de outubro de 2013

    Daniela, preciso fazer uma pergunta bem idiota. Eu comprei um adoçante pra forno e fogão pra fazer receitas como essa, mas fiquei na dúvida quanto a quantidade, pq na embalagem diz que 1 colher de sopa equivale a 1 xícara de açucar. Sendo assim, devo colocar apenas uma colher de sopa nessa receita?
    Obrigada, e parabéns pelo lindo blog!

  6. Nathalia
    2 de outubro de 2013

    Se eu for fazer com açúcar normal uso 1 xícara então?

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 2 de outubro de 2013 por em até 100cal, Lanches, Sobremesas e marcado , , , , .
