gostosinhas

cozinha light e feliz

Torta de legumes com massa de iogurte

assinaturaDanielaO que pode ser mais prático do que uma torta de liquidificador? Só consigo pensar em uma coisa: uma torta que nem de liquidificador precisa.  Esta receita é de uma simplicidade apaixonante. Dá pra fazer com qualquer legume que você tiver na geladeira e a massa é muito leve, não vai óleo, nem margarina.

Falando nisso, sabe essas tortas congeladas deliciosas com massa à base de iogurte que vêm com a palavra LIGHT bem chamativa na embalagem? Meu conselho: passe bem longe delas. É uma delícia, eu sei, mas de light não tem nada. É uma bomba de gordura hidrogenada, um verdadeiro atentado ao seu coração. Uma coisa é certa: para fazer um produto congelado ficar gostoso daquele jeito, a fórmula pesa na gordura e você nem percebe se não ler o rótulo com atenção. O alerta também vale para pizzas e lasanhas “light” congeladas.

O único jeito de saber exatamente o que estamos comendo, é preparar nós mesmos. Esta é uma verdade chata, que não combina com a correria do nosso dia, mas fazer o que? Bora preparar esta torta e levar para almoçar na firma.

Ingredientes

Para a massa:
2 copos de iogurte natural desnatado (160g cada)
3 ovos
6 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo
2 colheres (sopa) bem cheias de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de fermento
sal e pimenta do reino à gosto

Para o recheio:
legumes que você preferir (eu usei abóbora, tomate e espinafre)
ervas para tempero (manjericão, tomilho ou orégano)

Prepare os legumes que você escolheu. No meu caso, fervi uma panela de água e deixei o espinafre cozinhar rapidamente (uns 4 minutos). A abóbora eu piquei em cubos pequenos e cozinhei no vapor. E o tomate, cortei em cubos médios, com pele e semente. Para fazer a massa, basta misturar os ingredientes à mão mesmo, até que fique bem homogênea. A consistência lembra a massa de panqueca.

Unte e enfarinhe uma forma média e despeje pouco menos da metade da massa no fundo. É só para fazer uma “caminha” de massa. Coloque os legumes e salpique por cima manjericão, tomilho ou orégano para dar uma perfumada na torta. Eu usei um pouco de manjericão. Por cima, vai o restante da massa, dando uma arrumadinha para ficar bem coberta.

A torta vai para o forno em temperatura média por 30 ou 40 minutos. Veja se está bem douradinha antes de servir. Acho que serve muito bem para prato principal, principalmente se acompanhar uma boa salada. Já a torta fria, é um excelente lanche*.

Obs: Eu acho que ficou MUITO mais gostosa fria do que quente.

Torta de legumes com massa de iogurte
Rende: 12 porções
37 calorias por porção 

foto 1

torta light de iogurte e legumes

37 comentários em “Torta de legumes com massa de iogurte

  1. Dani Kopsch
    25 de outubro de 2013

    Boa pergunta, Aline. Talvez o tempo no forno não seja suficiente pra cozinhar os legumes. Na dúvida, eu fiz antes. Mas acho que vou tentar. Beijos!

  2. Ricardo
    20 de outubro de 2013

    Muito boa a massa, a torta ficou bastante saborosa. Adicionei um pouco de requeijão cremoso light no recheio e ficou fantástico :)

  3. Aline Luz Del´Arco
    17 de outubro de 2013

    tenho uma dúvida.. se vai ao forno por 30/4 minutos, pq tem que cozinhar os legumes antes?! obrigada!

  4. Andrea
    7 de outubro de 2013

    Meninas!!!Essa massa é MARAVILHOSA!!! Amei, fiz para substituir a pizza de Domingo vou adotá-la, como lanches de fim de semana, sempre com recheios levinhos.

  5. Lanna Gandra
    18 de setembro de 2013

    Acabei de colocar a minha no forno! Fiz com cenoura, ervilha, tomate cereja e carne moída (roubei na contagem de calorias tbm =x ). Usei o iogurte integral mesmo, mas só porque comprei errado, hehe. O cheiro está ótimo, vamos esperar pra ver o resto…
    ;**

  6. Ieda
    4 de agosto de 2013

    Amei a receita e o blog!Que legal que vai pouca farinha mas quero tentar fazer com farelo de trigo e farelo de aveia e vamos ver como fica!Se ficar legal conto pra vcs!

  7. Ieda moura
    4 de agosto de 2013

    Que máximo essa receita de massa sem gordura e esse blog!Ja’ adicionei a tela inicial!Eu adoro inventar e descobrir receitas light!Obrigado po compartilhar as tuas!

  8. Juliana Sipert
    17 de julho de 2013

    Fiz essa torta ontem, com recheio de brócolis, cenoura e ervilha. Ficou muuuito boa. E ah, preferi ela gelada hoje também. ;)

  9. Letícia
    1 de junho de 2013

    Acabei de fazer e……. que delíciaaaaa!!! Adorei o site… Abs

  10. Ruthy
    17 de abril de 2013

    Acabei de fazer essa receita, com algumas mudanças… como moro sozinha, quis fazer uma torta um pouco menor, coloquei apenas um pote de iogurte, 5 col de sopa de farinha integral, dois ovos e não coloquei queijo na massa. Recheei com couve flor, brócolis, tomate-cereja e abobrinha (cozinhei no vapor – exceto o tomate – e passei no mixer, sem bater muito). Ficou uma delícia!

  11. Paula
    22 de março de 2013

    Essa receita é sensacional, eu fiz hoje com farinha integral, bati tudo no liquidificador mesmo, e o recheio eu fiz de molho de sardinha com milho.Gente ficou maravilhosa, eu estava morrendo de medo de dar errado, mas ficou muito gostosa, ficou com a impressão de uma pizza, só que com uma massa bem leve. SUPER INDICO.

  12. Aline
    16 de março de 2013

    Nesse momento fazendo com espinafre e tomate seco *.* … eu amo essa massa!

  13. Muri B.
    10 de março de 2013

    Ficou muito gostosa! :P Fiz com recheio de batata cozida, milho, queijo, tomate e azeitonas picadas.(é, forget about contagem de calorias! :x) As folhinhas de manjericão deram um charme todo especial! Depois quero fazer a de frango, deve ficar uma delícia também. Adoro o blog de vocês, meninas! *-* Parabéns!

  14. Carolina
    21 de fevereiro de 2013

    Acabei de fazer, com tomate e cenoura. Ficou muito bom!!

  15. Dani Kopsch
    21 de fevereiro de 2013

    Luciana, usei o tomate fresco, sem sementes, picadinho.

  16. Luciana
    20 de fevereiro de 2013

    Adorei a receita! Vc poderia me falar se colocou o tomate fresco natural na receita ou cozinhou ele um pouco antes de colocar na torta?
    Obrigada!

  17. Pingback: Torta de frango e palmito light (e uma descoberta revolucionária) « gostosinhas

  18. Gabi
    17 de fevereiro de 2013

    Ameei, vou fazer hoje! Adorei o blog, super ajuda a não enjoar na dieta.

  19. Pingback: Tortinha com massa de iogurte « Receitinhas da Nina

  20. Anna
    14 de fevereiro de 2013

    nossa, adorei! já fiz mais de uma vez aqui e ficou muito bom! fiz com recheio de cenoura, tomate e palmito, pena q as calorias do que coloquei em prática ultrapassaram um pouquinho.. parabens pelo blog, continuem assim que minha dieta agradece! :D

  21. mena gomes
    12 de fevereiro de 2013

    Olá.,meninas!
    Sou leitora da Claudinha Stoco e conheci o blog de vcs por indicação dela. Ameiiiii!! Parabéns!!
    Ah, minha torta tá no forno, um cheirinho tão bommmmmmmm!

  22. Janine
    8 de fevereiro de 2013

    óh, céussss! a receita mais liiiinda do ano!!

  23. Paula
    5 de fevereiro de 2013

    Gente, a quem possa interessar: troquei a farinha de trigo por farinha de arroz. Já fiz a torta 2 vezes,uma com farinha de arroz branco e outra com farinha de arroz integral. Ficou absolutamente perfeito!!! Coloquei também 1/3 de colher de chá de goma xantana pra “dar liga”, já que fiz a receita sem glúten. É uma boa dica pros celíacos ou pra quem simplesmente quer diminuir o consumo de glúten!

  24. Aline
    2 de fevereiro de 2013

    acabei de colocar a minha no forno… vamos ver… *.*

  25. Dani Kopsch
    31 de janeiro de 2013

    Hahahaha. Eu também feliz felizona assim, Victoria! É isso mesmo, 37 calorias por uma porção igual a esta. Para não errar no tamanho, é só prestar atenção na quantidade de porções. Neste caso, são 12. Divida a sua torta em 12 e cada pedaço terá 37 calorias. Oba!

  26. Victória Beatriz
    30 de janeiro de 2013

    CAAAAAAAAAAAALMA!!!! Parei na quantidade de calorias!!
    essa porção a qual você se refere é do tamanho dessa do seu prato? porque se for, viverei de torta de legumes com massa de iogurte para sempre! Beijos Brasil.

  27. Ana
    27 de janeiro de 2013

    Mas é só substituir pela farinha integral. Mesma quantidade??

  28. Dani Kopsch
    22 de janeiro de 2013

    Aline, super obrigada pela contribuição. Vou atualizar a receita e dar essa sugestão, nem imaginava que funcionaria com farinha integral. Beijão!

  29. Aline
    22 de janeiro de 2013

    Fiz com farinha integral e ficou uma delícia! =) Essas receitas são fantásticas, muito obrigada! Parabéns pelo site, virei fã!

  30. Amalia
    22 de janeiro de 2013

    Muito Bom!!! Fiz a receita agora a noite e ficou maravilhosa!!!
    Obrigada pela dica!!!

  31. Dani Kopsch
    22 de janeiro de 2013

    Leana, eu acho que sim. Quero experimentar com frango desfiado e palmito, deve ficar uma delícia. Mas lembre-se que mudando o recheio, mudam também as calorias!

  32. mirian1993
    22 de janeiro de 2013

    Huuuuum Deliciia

  33. Leana Sá
    22 de janeiro de 2013

    Vc acha que dá para colocar outros recheios como frango, por exemplo??

  34. Dani Kopsch
    21 de janeiro de 2013

    Oi, Norma. Eu usei o iogurte natural desnatado comum, mas tenho certeza que vai funcionar com o greek. Quanto às calorias, lembre-se de que todos os ingredientes que vão na receita entram na conta de calorias, mas elas são divididas pelo número de porções. Nesse caso, a torta inteira teria mais de 400 calorias, mas espero que ninguém coma tudo de uma vez! Hehehe. Por isso, dividimos a conta em 12 porções de 37 calorias :)

  35. norma
    21 de janeiro de 2013

    Gostaria de uma informacao. Usei o iogurte greek sendo que olhando as calorias dele 227 g sao 140 calorias, sera que as esta certo eu estou usando o iogurte certo?

  36. Dani Kopsch
    21 de janeiro de 2013

    Se você quiser tentar com farinha integral, usa só na metade da receita e a outra metade com farinha branca. Ainda assim eu tenho minhas dúvidas se vale a pena. Acho que pode ficar muito seco.

  37. juliana
    21 de janeiro de 2013

    será que com farinha integral fica ruim?

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 21 de janeiro de 2013 por em até 50cal, Lanches, Prato principal e marcado , , , , , , , .